segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ano Xacobeo 2010 - 25 de Julho, dia de Santiago !

Talvez muitos achem que o Caminho de Santiago não mereça tanta importância. Talvez muitos achem que é banal e não poucos pelo mundo espalhados não o conhecerão. Ontem, 25 de Julho, celebrou-se mais uma vez o grande dia de Santiago, com a particularidade de este ser a um domingo, motivo pelo qual o presente ano, é considerado Ano Santo Xacobeo. Como peregrino a Santiago, apesar de não estar presente nas celebrações deste grande dia, vivi interiormente o sentimento de festa, de chamamento, de orgulho, de partilha, de busca e de encontro. É incrivel perceber a dimensão que os caminhos de Santiago adquirem nos dias de hoje, a forma exponencial como crescem, a quantidade crescente de peregrinos que o fazem, e mais assinalável ainda, o número de jovens que se encontram pelos trilhos de toda a península.

Só este ano, já cento e dezoito mil peregrinos cumpriram o seu caminho rumo ao Apóstolo; só no dia de ontem, mais de dois mil peregrinos solicitaram a sua Compostela na ofícina do peregrino. Para quem sabe o que é partilhar , viver e conhecer nos albergues, imaginar estes últimos dias nos arredores de Santiago é algo completamente surreal, mas fantástico.

Em breve será a minha vez, e garanto, que depois de tudo o que tenho visto na televisão em directo da Galiza, tudo farei para ser a experiência mais enriquecedora da minha vida. O mais incrivel no meio de tudo, é que não sendo esta a minha primeira peregrinação a Santiago, sinto-a como se fosse. Sinto que não conheço nada e quero conhecer tudo. Sinto-me a ser sugado para o Caminho. E partirei, com a minha mochila lotada de sonhos e esperança.

Se calhar, afinal, o Caminho de Santiago merece toda esta importância...

Nenhum comentário:

Postar um comentário